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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

SUBMISSÃO DE TRABALHOS


Os artigos serão recebidos e apreciados pela Comissão Editorial e encaminhados à Comissão de Avaliação para o devido processo de revisão às cegas.


A Comissão Editorial emitirá os seguintes comunicados aos autores:



  1. Aprovado sem alterações;

  2. Aceito com recomendações (neste caso, orienta-se ao(s) autor (es) acatar (em) as sugestões, para posterior avaliação às cegas);

  3. Rejeitado.


O processo de avaliação ocorrerá conforme o fluxo de submissões e os trabalhos aprovados pela Comissão serão reunidos e publicados na primeira edição da Revista, e os artigos não selecionados para esta primeira edição serão publicados na edição seguinte.


POLÍTICA DE SEÇÃO


Artigos Científicos: publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento, cuja função é relatar os resultados, sendo esses calcados de originalidade, provenientes de uma dada pesquisa.


Tamanho: No máximo 20 páginas


Tópicos:


- Título: Este item deve ser atraente e conciso. Deve estar diretamente relacionado com o objetivo do trabalho. No idioma principal do trabalho; centralizado, em negrito e em caixa alta, fonte 14; não deve ultrapassar o limite de 15 palavras. Na linha abaixo escrever o título em ingles, centralizado, caixa alta, mas não negrito, fonte Times New Roman, tamanho 12 .


- Resumo e abstract: Fonte 10, Times News Roman, espeçamento simples, no máximo 250 palavras. Deve-se aqui descrever: breve informação sobre principal tema e sua importância; objetivo geral; breve informação sobre metodologia aplicada; breve informação sobre os principais resultados encontrados; breve informação sobre a conclusão alcançada. Neste item não é permitido nenhum tipo de citação bibliográfica.


- Palavras-chaves / Keywords: devem respeitar o limite mínimo de três e máximo de cinco, tanto em português quanto em inglês; devem estar grafadas em minúsculas, separadas por vírgulas, sem ponto final, com informações que permitam a compreensão e a indexação do trabalho; não são aceitas palavras que já constem no Título. Todo trabalho deve conter Palavras-chave (em português) e Keywords (em inglês).


- Introdução: Deve-se demonstrar: a motivação ou o propósito da pesquisa realizada; demonstrar principal cenário temático de onde surgiram as perguntas da pesquisa e para onde pretende-se direcionar à discussão; quais lacunas o estudo pretende preencher, e incluir aspectos básicos históricos do tema abordado. Deverá apresentar fundamentação teórica, citações e os objetivos da pesquisa.


- Metodologia: Deve iniciar pela descrição geral das condições de realização da pesquisa/estudo/levantamento. Incluir local de estudo, com respectivas coordenadas geográficas, características climáticas, de solo, da vegetação local quando for o caso.


Providencie toda informação necessária para permitir que haja replicação da pesquisa realizada ou que caracterize claramente a população amostral/cenário de estudo e levantamento de dados.


Deve-se proceder à descrição sucinta do desenho experimental, dos procedimentos de amostragem, dos motivos e formas de escolha das unidades amostrais, do local, época e período de coleta de dados, em dados oriundos de experimentos/ensaios e levantamentos.


Procedimentos estatísticos e análise de dados, sempre que cabíveis devem ser descritos ao final da metodologia.


Deve-se apresentar modelos e versões de equipamentos utilizados, do instrumental na coleta de dados e dos softwares empregados, bem como os autores dos métodos utilizados, quando for o caso.


A redação deve se dar no passado em voz passiva.


- Resultados e Discussão ou Desenvolvimento: Apresente primeiro os resultados, depois discuta.


Os resultados devem ser apresentados no início do item descrevendo-os de forma concisa, na mesma ordem de apresentação dos métodos de coleta descritos na metodologia.


Apresente apenas resultados importantes para procedimento das análises realizadas e apenas aqueles que tenham seus métodos descritos anteriormente no item metodologia.


Enfatize apenas os resultados relevantes que darão fundamentos para as conclusões e que estão relacionados com o objetivo e consequentemente com o título.


Descreva-os em ordem lógica, use Figura ou Tabela sobre um determinado resultado, mencionando-as no corpo do texto de forma correta - em conexão com o que está sendo explicado.


Fazer conexões entre os parágrafos que descrevem os resultados com as explicações teóricas sobre o assunto.


Apresente os resultados fornecendo reflexão necessária, ao discutir foque apenas nos aspectos de reflexão que os dados realmente sustentam. Apresente reflexão em conexão com dados e reflexões de outros autores sobre o tema.


Faça a interpretação dos dados apontando as implicações dos mesmos para o alcance do objetivo e em relação ao tema.


Demonstre as relações e a importância para a área do tema de interesse ao qual a pesquisa está focada.


- Conclusões/Considerações finais: Devem ser fundamentadas apenas nos resultados relevantes dando subsídio para o alcance do objetivo, não havendo discussão. Deve expressar os principais alcances de forma clara e concisa em base aos dados da pesquisa/estudo/levantamento e não de especulações para além do trabalho realizado. Redigir a conclusão no tempo presente.


- Agradecimentos: Deve ser listado todo tipo de apoio financeiro, técnico ou humano utilizado para a realização do estudo. 


 


Notas Técnicas: é um trabalho completo, porém, pela natureza da pesquisa/estudo não apresenta dados quantitativos ou qualitativos suficientemente robustos para configurar artigo científico completo, no sentido de suportar uma discussão profunda e/ou de atender com rigor às hipóteses ou perguntas levantadas na problematização.


Não se considera como nota o manuscrito apresentado na forma de pesquisa/estudo em andamento.


É um comunicado de no máximo 20 páginas.


Serão publicadas até 3 (três) notas técnicas por número. 


 


Estudo de caso: Estudo de caso é uma estratégia de pesquisa científica que analisa um fenômeno real considerando o contexto em que está inserido e as variáveis que o influenciam. Essa estratégia pode ser usada para analisar um indivíduo, um grupo social, uma instituição ou uma política pública, por exemplo.


A coleta de dados pode ser feita por pesquisas bibliográficas, documentais, pesquisa de campo, observação, entrevistas, questionários, grupos focais, ou qualquer outro método pertinente para a análise.


Basicamente, um estudo de caso pode ser organizado nas seguintes etapas:


Identificação de um problema de pesquisa


Levantamento dos dados


Análise do contexto (variáveis)


Soluções/conclusões sobre o problema


O objetivo de um estudo de caso é produzir conhecimento a respeito de um fenômeno. Esse conhecimento pode ser utilizado de referência para situações similares, porém é preciso sempre considerar as particularidades de cada caso.


É comum que os resultados obtidos em estudos de caso sejam cruzados com teorias, o que dá fundamentação e confere credibilidade ao trabalho acadêmico.


Os autores deverão utilizar a seguinte estrutura de texto:


TÍTULO (fonte 14)


Resumo (250 caracteres),


Abstract (250 caracteres),


INTRODUÇÃO (contendo objetivos no último parágrafo)


DESENVOLVIMENTO (podendo ter tópicos e sub tópicos, se couber, os procedimentos metodológicos e resultados obtidos. Poderá incluir tabelas e/ou figuras)


CONSIDERAÇÕES FINAIS


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.


Limite máximo de 15 páginas 


 


Artigo de Revisão: Revisão da literatura é o processo de busca, análise e descrição de um corpo do conhecimento em busca de resposta a uma pergunta específica. “Literatura” cobre todo o material relevante que é escrito sobre um tema: livros, artigos de periódicos, artigos de jornais, registros históricos, relatórios governamentais, teses e dissertações e outros tipos.


Autor convidado sobre um tópico de relevância para conhecimento agronômico.


Estrutura livre.


Limite máximo de 25 páginas, incluindo componentes de dados (Tabelas e Figuras) e as Referências Bibliográficas.